Olá!

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Este é o blog da Coordenação do curso de Direito do CAJ-UFG. Nele a coordenação postará mensagens que julga importantes para que você fique por dentro das últimas notícias sobre o curso, eventos, congressos, assim como normas internas à UFG que você deve saber.

Boas leituras!

Profa. Dra. Maria Cristina Cardoso Pereira


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eventos: II Congresso Internacional de História na UFG Campus Jataí

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E MÍDIA – UFG/Jataí.

REALIZAÇÃO:
Cursos de História, Letras, Direito e Psicologia do Campus Jataí da UFG.
Apresentação
O Curso de História foi criado em Jataí em 2006, e apenas um ano depois já realizava o seu I Congresso Regional, reunindo pesquisadores da região de Goiás. Nos dois anos consecutivos o Curso de História embarcou no desafio de estruturar encontros nacionais através dos seguintes eventos:

I Congresso Regional do Curso de História da UFG – Jataí (2007)
I Congresso Nacional e II Regional de História de UFG – Jataí (2008)
II Congresso Nacional e III Regional de História da UFG – Jataí (2009)
I Congresso Internacional e III Nacional e IV Regional de História da UFG – Jataí (2010)

Dos dois primeiros resultaram coletâneas, sendo a primeira lançada em Abril de 2010, sob o título “Historiar: lendo objetos da cultura”, publicada pela EDUFU. O livro relativo ao ano de 2008, “Uma corte européia nos trópicos e outros ensaios”, foi publicado pela editora da PUC/Goiânia, e lançado no Congresso de 2010.
Esses eventos buscaram estabelecer um profícuo intercâmbio de pesquisadores da área de história em Jataí, Centro-Oeste do Brasil, agregando à região um espaço de discussão e debates regionais e nacionais.
Visando criar uma troca interdisciplinar para o ano de 2011, pretendemos dar ênfase à temática da mídia enfocando seus aspectos políticos e culturais, cujos desdobramentos e questionamentos são contemporâneos à sociedade brasileira.
Ousando realizar mais um Congresso de caráter internacional estamos na busca da inserção de nosso Curso e Campi do interior no debate da historiografia mundial.
Além disso, ressaltamos a importância do Congresso na formação continuada de professores das redes pública e privada da região centro-oeste.
Queremos uma discussão em torno das relações entre ensino e mídia na perspectiva sócio-cultural e os seus significados específicos nas práticas cotidianas, na elaboração do discurso, bem como no processo de construção e socialização de identidades e estratégias de sobrevivência.

Datas Importantes

11 de abril a 30 de abril de 2011 – Período de recebimento das propostas de simpósios temáticos.
10 de maio de 2011 – Divulgação da relação dos Simpósios aprovados.
11 de maio a 31 de agosto de 2011 – Período para inscrição de trabalhos nos Simpósios Temáticos.
09 de setembro de 2011 – divulgação dos trabalhos aceitos.
17 de setembro de 2011 – Prazo final para envio dos textos integrais e para pagamento da taxa de inscrição. Após esta data não mais receberemos textos para publicação nos anais.
17 de setembro – Divulgação da programação final.
01 de março a 26 de setembro de 2011 – Inscrições para público ouvinte.
11 de abril a 30 de abril de 2011 – Período de recebimento das propostas de mini cursos.
10 de abril de 2011 – Divulgação da relação dos mini cursos aprovados.
11 de abril a 26 de setembro de 2011 – Período para inscrição nos mini cursos.

OBS: Os primeiros 150 alunos de graduação inscritos terão alojamento a custo zero. Os contemplados deverão trazer roupas de cama e objetos de higiene pessoal (sabonete, toalha, etc.). Para os que se interessarem por acomodações mais confortáveis haverá um convênio com um alojamento da Igreja onde o custo da diária ficará na casa dos R$:17,00 não sendo necessário trazer roupas de cama, mas apenas os objetos de higiene pessoal.
As solicitações de reservas devem ser feitas através do e-mail do Congresso: congressohistoriajatai@gmail.com (por favor, não faça uso de outro endereço).

Programação
  • Segunda-feira:
08 às 11hs – Credenciamento
13 às 17hs – Credenciamento
19hs – Abertura solene
20hs – Apresentação cultural

  • Terça-feira:
08 às 11hs – Credenciamento
08hs – Mini cursos
10hs – Mesas redondas
13 às 18hs – Simpósios temáticos
20h Conferência de Abertura – Idelber Avelar – Tulane -University/USA

  • Quarta-feira:
08 às 11hs – Credenciamento
08hs – Mini cursos
10hs – Mesas redondas
13 às 18hs – Simpósios temáticos
20hs – Conferência

  • Quinta-feira:
08hs – Mini cursos
10hs – Mesas redondas
13 às 18hs – Simpósios temáticos
20hs – Conferência

  • Sexta-feira:
08hs – Mini cursos
10hs – Conferência de encerramento – Marcos Napolitano (USP/Brasil)
13 às 18hs – Simpósios temáticos
20hs – Apresentação cultural

1) Atividades constitutivas do III Simpósio:
a) Conferências Magistrais;
b) Mesas-redondas;
c) Simpósios Temáticos;
d) Mini Cursos;
e) Pôsteres;
f) Apresentações Culturais.

2) Cronograma de Atividades e Normas de Participação:
  • 11 de abril a 30 de abril de 2011 – recebimento das propostas de simpósios temáticos.
Serão aceitos até 15 propostas de Simpósios Temáticos, coordenados apenas por até (2) pesquisadores com título mínimo de Mestre. Uma vez aceita a proposta pela Comissão Científica, os proponentes ficarão responsáveis pela Coordenação do respectivo Simpósio Temático (um e apenas um dos proponentes) terá direito ao financiamento, por parte do evento, de suas despesas de hospedagem.
Os textos finais dos proponentes de simpósio temático serão publicados, após análise da Comissão Cientifica, em formato de livro juntamente com os textos das Conferências.
Para inscrever-se, o interessado deverá preencher, nesta homepage, o formulário de inscrição.
Para apresentar uma proposta de Simpósio Temático, os pesquisadores deverão preencher o respectivo formulário, juntando a ele os seguintes documentos:
a. Uma descrição analítica do Simpósio proposto, em no máximo 20 linhas, em Arial 11, espaço 1,5;
b. Currículo resumido dos proponentes (uma página, Word);
c. Bibliografia de referência.
Toda essa documentação deverá ser encaminhada à Secretaria do II Congresso Internacional por meio dos formulários disponibilizados nesta homepage.
No julgamento das propostas de Simpósios Temáticos, a Comissão Científica, além de avaliar o currículo dos proponentes (que deverão apresentar produção científica na área do Simpósio), vão observar se está sendo garantida a presença de profissionais de diferentes campos do conhecimento.
Cada simpósio temático deverá conter no mínimo 16 e no máximo 40 trabalhos, sendo que cada participante poderá inscrever apenas um trabalho.
Simpósios que não atingirem o número mínimo (16) de comunicações estão sujeitos à fusão com outros Simpósios de temática análoga que estejam incompletos ou em situação semelhante.
As atribuições dos coordenadores de Simpósios Temáticos encontram-se especificadas abaixo, no item quatro.
OBS: os proponentes de Simpósio Temático cuja proposta for aceita terão sua inscrição franqueada. O Congresso se compromete em oferecer a um dos proponentes hospedagens, não se comprometendo com transporte e alimentação.
  • 11 de abril a 30 de abril de 2011: período de recebimento das propostas de mini Cursos.
Serão aceitos até 10 propostas de mini cursos, coordenadas apenas por até (2) pesquisadores com título mínimo de Mestre. Uma vez aceita a proposta pela Comissão Científica, os proponentes ficarão responsáveis pela Coordenação do respectivo mini curso e um dos proponentes e apenas um terá direito ao financiamento, por parte do evento, de suas despesas de hospedagem.
Para inscrever-se, o interessado deverá preencher, nesta homepage, o formulário de inscrição.
Para apresentar uma proposta de mini curso, os pesquisadores deverão preencher o respectivo formulário, juntando a ele os seguintes documentos:
a. Uma descrição analítica do mini curso, em no máximo 20 linhas, em Arial 11, espaço 1,5;
b. Currículo resumido dos proponentes (uma página, Word);
c. Bibliografia de referência.

Toda essa documentação deverá ser encaminhada à Secretaria do II Congresso Internacional por meio dos formulários disponibilizados nesta homepage. As fichas de inscrição incompletas serão descartadas automaticamente.

No julgamento das propostas de mini cursos, a comissão científica, além de avaliar o currículo dos proponentes (que deverão apresentar produção científica na área do mini curso), vão observar se está sendo garantida a presença de profissionais de diferentes campos do conhecimento. Cada mini curso deverá conter no mínimo 30 e no máximo 40 inscritos.

Os coordenadores de ST terão uma semana (de 31 de agosto a 07 de setembro) para informar a Comissão Organizadora todas às comunicações selecionadas (títulos e autoria).

Os (as) coordenadores (as) devem enviar a programação (comunicações/dia) e os resumos aceitos e devidamente editados até 15 de setembro de 2011. A programação interna e a edição dos resumos é responsabilidade exclusiva dos proponentes do ST.

É responsabilidade dos coordenadores a edição/formatação das comunicações aceitas, inserindo-as em um ÚNICO arquivo de texto (o envio dos resumos em e-mails ou arquivos individuais NÃO SERÁ ACEITO). O arquivo com todos os resumos devem ser enviados para congressohistoriajatai@gmail.com. Neste arquivo (único), devem-se observar as seguintes indicações:  Corpo de texto do arquivo: a) fonte Times New Roman; b) tamanho 12; c) justificado (sem recuo de parágrafo); d) configuração de página: 3 cm margens superior e esquerda, 2 cm margem inferior e direita, papel A4, espaçamento simples.

Identificação das comunicações: a) todo o título em maiúsculas e negrito; b) nome completo do (a) autor (a); c) titulação (mestre ou doutor – mestrando e doutorando não é titulo); d) vinculação institucional (trabalhista ou de formação); e) endereço de e-mail; f) todas estas informações alinhadas à direita.

Tamanho dos resumos: 7 linhas (mínimo) e máximo de 15.

Dentro do arquivo, os resumos devem ser organizados pela ordem de comunicação (divididas em grupos de 8 (oito) para os dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2011).

Os resumos e textos completos serão publicados nos anais eletrônicos do evento. As informações estarão disponíveis no sítio do Congresso.

As atribuições dos coordenadores de mini cursos encontram-se especificadas abaixo, no item quatro.
OBS: os proponentes de Mini Curso cuja proposta for aceita terão sua inscrição franqueada. O Congresso se compromete em oferecer a um dos proponentes hospedagens, não se comprometendo com transporte e alimentação.

INSCRIÇÃO EM SIMPÓSIO TEMÁTICO
  • 11 de maio a 31 de agosto de 2011: inscrição de trabalhos nos Simpósios Temáticos.
Para inscreverem-se, os interessados deverão preencher, nesta homepage, o respectivo formulário de inscrição, anexar o resumo e enviar ao e-mail do coordenador do Simpósio que escolheu. O comprovante de pagamento deve ser enviado ao e-mail congressohistoriajatai@gmail.com, em forma de imagem digitalizada (escaneada) ou foto digital. Na impossibilidade de envio de comprovante em forma de imagem digitalizada, envie mensagem com os seguintes dados do depósito: data e horário, cidade, banco e número da agência, valor. Comprovantes enviados a outros e-mails serão desconsiderados.
Cada inscrito deverá escolher um único Simpósio e enviar uma única proposta de comunicação. Cada comunicação pode ter no máximo 2 autores e ambos devem pagar a taxa de inscrição. As fichas de inscrição incompletas serão descartadas automaticamente.
A Comissão Organizadora, por sua própria iniciativa ou por sugestão de coordenador de Simpósio, poderá – sempre em comum acordo com os coordenadores – promover a realocação de trabalhos entre os Simpósios aprovados.
Os resultados das comunicações aceitas serão divulgados em 09 de setembro de 2011 nesta homepage.
Os textos finais, para publicação nos Anais do III Simpósio, deverão ser encaminhados aos coordenadores do Simpósio por meio do formulário que se encontra nesta homepage até o dia 15 de setembro de 2011. Os textos integrais devem ser redigidos em modelo fornecido pela Coordenação do III Simpósio (as normas encontram-se abaixo). Textos em outros formatos e com outras formatações não serão publicados.
Em caso de ausência, a comunicação não poderá ser lida por outras pessoas, nem será publicada nos Anais, mesmo que a taxa de inscrição já tenha sido paga.
No caso de mais de um autor, é possível que apenas um compareça ao evento; contudo, ambos os autores devem realizar inscrição no evento e pagar a taxa referente a "autor com publicação".
Autores de comunicação receberão certificado específico desta categoria, entregues após as apresentações nos Simpósios Temáticos, e terão seu texto integral publicado nos Anais eletrônicos do III Simpósio.
07 de setembro de 2011: acertos finais, por parte da coordenação do evento, na distribuição dos trabalhos por Simpósios;
 09 de setembro de 2011: divulgação, na homepage, da relação dos trabalhos aprovados para cada Simpósio;
Até 16 de setembro de 2011: envio das cartas de aceite dos trabalhos;
18 de setembro de 2011: divulgação da programação final.

INSCRIÇÃO EM MINI CURSO
  • 11 de maio a 26 de agosto de 2011: inscrição como discente nos Mini Cursos.
Para inscreverem-se, os interessados deverão preencher, nesta homepage, o respectivo formulário de inscrição, anexar o resumo e enviar ao e-mail do coordenador do mini curso que escolheu. O comprovante de pagamento deve ser enviado ao e-mail congressohistoriajatai@gmail.com, em forma de imagem digitalizada (escaneada) ou foto digital. Na impossibilidade de envio de comprovante em forma de imagem digitalizada, envie mensagem com os seguintes dados do depósito: data e horário, cidade, banco e número da agência, valor. Comprovantes enviados a outros e-mails serão desconsiderados.
Cada inscrito deverá escolher até dois mini cursos. Caso a primeira opção já esteja completa será direcionado para a sua segunda opção. A Comissão Organizadora, por sua própria iniciativa ou por sugestão de coordenador de mini curso, poderá – sempre em comum acordo com os coordenadores – promover a realocação de trabalhos entre os mini cursos.
Os resultados das inscrições aceitas serão divulgados em 23 de setembro nesta homepage. Porém, até o dia 26 de setembro poderá ser feita inscrição em mini curso.
OBS: a taxa de R$30, 00 (trinta reais) de inscrição no mini curso será efetuada na abertura do Congresso em Jataí. Não terá na página boleto para pagamento da modalidade inscrição em mini curso.

PÔSTER
A Comissão Organizadora do Congresso irá selecionar 80 trabalhos no formato de pôster para apresentação nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro.
Serão apresentados 20 trabalhos por dia no pátio da Unidade Riachuelo no período de 13h às 14h.
Esta modalidade é destinada a graduandos desenvolvendo pesquisas no campo da História e áreas afins;
Para inscrição na Sessão de Pôsteres, o proponente deve preencher o formulário apropriado a esta modalidade e enviar para o endereço eletrônico: congressohistoriajatai@gmail.com. O número de proponentes: no máximo dois proponentes.
Cada Pôster deverá medir 90 x 60 cm e apresentar a identificação do(a) proponente(a); a instituição; o(a) Prof.(a) orientador(a), e o título do Pôster.
O Pôster deverá, obrigatoriamente, ser fixado e retirado pelo proponente no dia e local definidos. É responsabilidade de o proponente verificar estas informações na página do evento.
Os resumos dos Pôsteres serão avaliados pela Comissão Científica para fins de exposição no evento. Caso o trabalho não seja recomendado, o proponente terá sua inscrição automaticamente convertida para a categoria de ouvinte. Não haverá devolução do valor de inscrição.
O título pode ter até 200 caracteres (com espaços) e o resumo até 1300 caracteres (com espaços), escrito com fonte Arial número 12.
O período para a inscrição dos pôsteres vai de 11 de abril a 02 de setembro de 2011. Os Pôsteres selecionados e o dia da apresentação serão divulgados na página do evento no dia 13 de setembro.
Para fins de obtenção de certificado, pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao Pôster, durante todo o tempo da Sessão, para responder às questões dos interessados.
OBS: O valor referente à inscrição de Pôsteres é de R$50,00 (cinquenta reais) que deve ser pago na abertura do Congresso.

PUBLICO OUVINTE
  • 11 de maio de 2011 a 26 de setembro de 2011: inscrições para público ouvinte.
Para inscrever-se, o interessado deverá preencher, nesta homepage, o formulário de inscrição, efetuar o pagamento da taxa via depósito bancário na conta do II Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí (veja link nesta homepage) e enviar o comprovante de pagamento ao e-mail congressohistoriajatai@gmail.com, em forma de imagem digitalizada (escaneada) ou foto digital.
Na impossibilidade de envio de comprovante em forma de imagem digitalizada, envie mensagem com os seguintes dados do depósito: data e horário, cidade, banco e número da agência, valor. Comprovantes enviados a outros e-mails serão desconsiderados. No credenciamento será necessário apresentar o original do comprovante da taxa de pagamento.
Ouvintes receberão certificado de participação, com carga horária de 40 horas, a partir de 26 de setembro de 2011. Estes devem ser retirados na Secretaria do evento.
3) Formatação dos resumos e dos textos integrais:
Os resumos devem seguir a seguinte formatação: sobrenome do autor (em negrito e maiúsculas); nome; instituição (entre parênteses); título (em itálico); texto, contendo no máximo 10 linhas, em Arial 11, espaço simples. Exemplo:
MARIN , Jérri Roberto (UFMS). A Igreja Católica na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia . Esse trabalho visa analisar...
Os textos integrais devem apresentar o título em caixa alta e centralizado. Em parágrafo alinhado à direita, um espaço abaixo do título, devem vir o nome do autor e a respectiva instituição. O texto deve iniciar-se dois espaços abaixo do nome do autor. Especificações: papel formato A4; todas as margens com 2,5 cm ; extensão máxima de 10 páginas em Arial 11 , espaço simples; a bibliografia deverá ser indicada em notas de rodapé. Os textos devem seguir as normas da ABNT. O prazo final de entrega é 15 de setembro de 2011. 

OBSERVAÇÃO: EM HIPÓTESE ALGUMA HAVERÁ
PRORROGAÇÃO DE PRAZOS.

4) Simpósios Temáticos:
Os coordenadores de Simpósios Temáticos terão as seguintes atribuições:
  • Acompanhar as inscrições de trabalhos em seu Simpósio;
  • Leitura e aceitação ou não dos resumos; liberação de aceites (conforme modelo fornecido pela Comissão Organizadora do evento); a cobrança dos textos integrais na data estipulada; o exame dos mesmos para verificação da concordância com as normas para apresentação de textos; e excluir os textos em outros formatos, que não serão publicados. O prazo para envio é 15 de setembro de 2011. Caso seja necessário, reenviar aos autores os resumos e os textos para que realizem os ajustes necessários;
  • Organizar a distribuição das sessões de comunicações de acordo com um documento-modelo que será disponibilizado pela Coordenação do evento. A programação deve enviada à Coordenação do II Congresso Internacional até 10 de setembro de 2011;
  • Durante o evento, com apoio dos monitores do II Congresso, coordenar os trabalhos, entregar os certificados, assegurar a assinatura das listas de presença pelos comunicadores e produzir um relatório final das atividades. A atualização da presença no sistema será realizada pelos monitores. Somente os participantes que efetivamente comparecerem ao evento receberá certificados e terão seus textos publicados nos Anais. Mesmo que ocorram ausências durante as sessões, será vedada a apresentação de comunicações que não constem da programação.
OBSERVAÇÃO: Os equipamentos necessários ao desenvolvimento de trabalhos durante os Simpósios deverão ser solicitados com antecedência, mediante o preenchimento do campo próprio na ficha de inscrição. As solicitações de data show deverão ser justificadas quanto à sua real e incontornável necessidade. Em hipótese alguma serão atendidas solicitações feitas após a efetivação da inscrição dos trabalhos em qualquer modalidade.

 
5) Conferências e mesas-redondas:

Serão proferidas por convidados indicados pela Comissão Científica do evento. Deverão atender aos temas do II Congresso Internacional, priorizando:
  1. Reflexões teóricas;
  2. Reflexões metodológicas;
  3. Reflexões sobre o presente histórico.
O evento garantirá o financiamento das despesas de passagens, traslados em Jataí e estadia para 10 (dez) conferencistas e palestrantes.

6) VALORES DAS INSCRIÇÕES:

Proponentes de Simpósio e de mini curso que tiverem a proposta aceita serão isentos da taxa de inscrição.

Participantes de Simpósios:
Estudantes de graduação:
R$ 50,00
Profissionais e estudantes de pós-graduação:
R$ 75,00
Professores universitários:
R$ 100,00

Público Assistente:
Estudantes de graduação:
R$ 30,00
Profissionais e estudantes de pós-graduação:
R$ 40,00
Professores universitários:
R$ 50,00

Mini Cursos:
Modalidade única                                                                                    R$ 30,00

Pôster:
Modalidade única                                                                                    R$ 40,00

OBS: a taxa de inscrição em mini curso e postes deverão ser pagas no ato do credenciamento em Jataí.

OBSERVAÇÔES:
  1. EM HIPÓTESE ALGUMA HAVERÁ DEVOLUÇÃO DE VALORES DE INSCRIÇÃO;
  2. PARTICIPANTES RESIDENTES NO EXTERIOR PODERÃO PAGAR AS TAXAS AO CREDENCIAREM-SE NO EVENTO.

7) Endereço da Secretaria do III Simpósio:

II Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí
Rua Riachuelo, nº. 1530 - Setor Samuel Graham; Casarão,  sala nº 01
Caixa Postal nº. 03.                       
CEP: 75804-020         
Jataí – GO

E-mail: congressohistoriajatai@gmail.com. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email.

Fone:(64) 3606-8256
Fax: (64) 3632-0001

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